VESTIDO RETO

vestido reto look

Este vestido é muito simples de fazer, mesmo para quem ainda não tem noções de modelagem. Vamos ao passo-a-passo!

  1. Traçar um retângulo com altura = 100 cm e largura = 1/4 do quadril (medida do quadril dividida por 4). Lembrem-se que para que o retângulo fique bem certinho, é preciso usar o esquadro com um ângulo reto, aqui vai um link para quem tiver dúvidas: Retas perpendiculares utilizando um par de esquadros

IMG_1100

2. Decote:

Descer 8 cm do ponto A para o B. Traçar uma perpendicular a partir desse ponto. Marcar 15 cm nessa linha (ponto C). Traçar uma perpendicular do ponto C até a linha do ombro.

3. Cava:

Na lateral direita do retângulo, marcar 25 cm do ponto E em direção a F. Do ponto F traçar uma perpendicular para dentro do retângulo com a medida de 5 cm (ponto G). Deste ponto, descer com uma perpendicular até a barra.

4. As costas seguem as mesmas etapas, sendo que do ponto A’ para o ponto B’ deve-se descer 2 cm apenas (decote das costas).

8

5. Acrescentar 1 cm no ombro e lateral do molde e 3 cm na bainha e na manga.

9

6. Acabamento:

O acabamento no decote será feito na forma de limpeza. Copiar a parte do decote, ombro e centro. Marcar 9 cm para baixo desse contorno.

Essas medidas são todas variáveis. Dependendo da largura do corpo, o decote pode estreitar ou alargar. Convém sempre experimentar em um tecido mais barato, como o algodão cru, antes de partir pro tecido definitivo.

A escolha do tecido vai influenciar totalmente no caimento, principalmente nos ombros/mangas. O meu ficou bem armadinho, mas eu gostei do resultado.

Ah, e não esqueça de colocar as informações de identificação do molde, como fio, nome do molde e parte.

COSTURA:

Fiz o meu vestido dum algodão com estampa africana, também conhecido como CAPULANA. As capulanas são lindas e muito coloridas, mas têm o inconveniente de serem estreitas, com 1,10 m de largura, quando a maioria dos tecidos para moda hoje tem entre 1,40 e 1,60 m de largura.

Também achei que o modelo ficaria mais moderno se eu o encurtasse. Sendo assim, utilizei 2 metros de capulana para fazer o vestido reto, incluindo as limpezas.

  1. Acabamento com ziguezague ou chuleado com Overclock nos ombros e laterais.
  2. Unir ombros e laterais Frente e Costas, costurando com o avesso das partes virado para fora.
  3. Dobrar a bainha (barra e manga) e passar a ferro, 1º com 1 cm, depois com 2 cm. Passar uma costura reta na borda da dobra.

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w